O setor de alimentos e bebidas enfrenta um cenário desafiador, com margens apertadas, custos elevados e consumidores mais exigentes, é o que explica o diretor de Operação da Falconi nos Estados Unidos, Gabriel Rodrigues. Segundo o executivo, para se manter competitivo, é essencial adotar uma gestão orientada por dados, tecnologias modernas e equipes qualificadas. A excelência operacional deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência básica, impulsionada por metodologias como Lean, Six Sigma e WCM.
Além disso, a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, machine learning e automação tem potencial de reduzir custos em até 18%, segundo estudo da FGV Agro. No entanto, a tecnologia só gera resultados quando apoiada por processos eficientes e lideranças comprometidas. A capacitação de pessoas e uma cultura de desempenho são pilares para o sucesso da transformação digital.
Empresas que investem em excelência, inovação e pessoas estão mais preparadas para enfrentar mudanças e capturar novas oportunidades com consistência.