As metodologias ágeis são estruturas utilizadas na gestão de projetos e no desenvolvimento de produtos. Algumas das mais conhecidas são Scrum, Kanban e Lean. O foco desses métodos sempre gira em torno da flexibilidade, colaboração, eficiência e entregas contínuas.
De forma geral, essas estruturas ou frameworks são desenvolvidos para otimizar os processos. Assim, o tempo de produção e o nível de retrabalho são reduzidos. A diretora da Falconi, Leciane Batista, explica no vídeo.
O Scrum pode ser utilizado em diversos setores, organizando o trabalho em ciclos curtos, os chamados sprints. Ao final de cada sprint, que dura de duas a quatro semanas, é feita uma revisão para avaliar o que foi entregue e planejar o futuro.
O Kanban organiza as atividades nas colunas “a fazer”, “em progresso” e “concluído”. Essa visualização facilita a identificação de gargalos e permite otimizar os processos, além de ser adaptável para os mais diferentes setores.
O Lean surgiu baseado no sistema de produção da Toyota. É uma abordagem focada em eliminar desperdícios e otimizar processos. Essa metodologia garante que apenas o necessário seja produzido e que essa produção ocorra no momento certo.