Com o município de Breves, no Arquipélago do Marajó (PA), como cidade-piloto, a Rede Mondó é o resultado de uma iniciativa da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), reunindo empresas e organizações da sociedade civil em parceria com o setor público, para fortalecer a escola como plataforma de soluções para os desafios enfrentados pela população amazônica. Nela são desenvolvidos projetos, ações e iniciativas nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico e infraestrutura (moradia, energia e água).
Desde 2021, a Rede Mondó e a Falconi são parceiras na elaboração de estratégias e planejamentos para atuação na região marajoara, que tem 14 cidades com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. O início da parceria, ampliada em 2023, foi marcado pelo registro das etapas da metodologia de trabalho desenvolvida pela organização, chamado de “Legado do Programa”.
- Premissas da Rede Mondó
– Participação e colaboração
– Elo entre parceiros locais e externos
– Voz ao território
– Submersão no território
– Financiamento com recursos privados e de capital filantrópico
– Respeito às relações humanas
– Valorização do saber ancestral
Em 2023, a Falconi apresentou para a Rede Mondó um plano atualizado em três pilares – ESG, revisão da estratégia já existente e aprimoramento dos instrumentos de governança – para estabelecer novas metas para o triênio 2024-2026, a partir do aumento do escopo de atuação e cobertura geográfica. Estabelecendo critérios claros para a expansão, a ideia é que, além de Breves, as cidades vizinhas também multipliquem o projeto.
Nesta nova fase, a Falconi definiu a estratégia de solução ESG, avaliou ferramentas institucionais como estatuto, vídeos e materiais impressos, demonstrando o impacto da Rede e seu posicionamento no mercado. Também, avaliou o fluxo de apresentação de propostas para empresas, analisando a agregação de valor da Rede para elas.
Na parte da gestão interna, a consultoria revisitou a atual governança da Rede Mondó e analisou mudanças necessárias, avaliando sistemática e fluxo de diretrizes e informações para o alinhamento e a sinergia da equipe. Depois, definiu o calendário de reuniões para tanto.
Essa dinâmica de trabalho permitiu à organização social fortalecer sua estrutura organizacional, ampliar seu impacto positivo no mercado e manter um alinhamento estratégico com as melhores práticas de governança. Composta por diferentes núcleos responsáveis por áreas específicas, a estrutura da Rede, garante uma gestão eficiente e focada.
A implementação de uma administração estratégica eficiente entre as instâncias de gestão e de governança é crucial para a Rede. Isso inclui a atualização do planejamento considerando os resultados alcançados, mudanças no cenário e diretrizes globais. O apoio da Falconi à Rede Mondó possibilita o gerenciamento de resultados das iniciativas e metas.
A organização social alcançou, assim, uma estrutura que garante a gestão eficiente e focada em resultados. Os objetivos claros e estratégias bem definidas, aliados a uma governança robusta e uma identidade comprometida com o desenvolvimento das comunidades marajoaras, posicionam a Rede Mondó como um agente de transformação social, econômica, ambiental e cultural no Arquipélago do Marajó. A continuidade do trabalho iniciado em 2023 é o que tem consolidado o impacto positivo que Rede Mondó traz à comunidade onde atua.
- Escopo da estratégia
1 – Rever o planejamento estratégico para definição de metas para 2024/2026 da organização.
2 – Revisitar o portfólio de projetos para o horizonte do ano de 2024.
3 – Avaliar e estabelecer um processo de expansão territorial, definindo critérios para esse avanço.
4 – Definir e implementar uma gestão da estratégia entre as instâncias de gestão e de governança.