Em tempos com premência cada vez maior pela adoção de práticas sustentáveis no dia a dia das organizações, nosso país já superou, no ano passado, a marca inédita de duas mil empresas como signatárias do Pacto Global – Rede Brasil. Projeto da ONU que integra a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global tem abrangência e engajamento em 164 dos 195 países no planeta.
Em sua totalidade, são mais de 18 mil empresas, de todos os portes e em diferentes setores, trabalhando em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para garantir o avanço da sociedade para patamares mais inclusivos, justos e responsáveis. No Brasil, a finalidade do Pacto Global – Rede Brasil é acelerar a jornada de sustentabilidade das empresas participantes da rede a partir do compartilhamento de boas práticas, jornadas de capacitação e oportunidades de trocas.
Entretanto, tão importante quanto querer fazer é saber como fazer. Para tanto, a Falconi assumiu em 2023 a missão de pré-capacitar as empresas participantes para que elas se insiram nos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e incluam essas diretrizes em suas estratégias empresariais.
- Pacto Global no mundo
+20 mil Empresas
+3,8 mil Instituições não empresariais
+25 mil Participantes
167 Países
65 Redes nacionais*Fonte: Pacto Global Rede Brasil e United Nations Global Compact. Disponível em: https://unglobalcompact.org/. Acesso em: 30/7/25.
Como fruto da parceria, o trabalho impactou diretamente 30 líderes e influenciadores em quinze 15 empresas. Esses profissionais não apenas aprenderam sobre as soluções que representam o que há de melhor, hoje, em termos de sustentabilidade, como também foram incentivadas a implantá-las em suas organizações.
O Pacto Global não desenvolve trabalhos individualizados para cada organização. Tampouco é uma certificadora ou auditora ESG, pois todas as informações compartilhadas são de responsabilidade da empresa participante e não passam por verificação. Com o apoio da Falconi em frentes como planejamento estratégico, cultura organizacional e capacitação, o trabalho da Rede Brasil se mantém focado no objetivo de orientar as companhias sobre a relevância dos compromissos para uma agenda de sustentabilidade.
Os caminhos de uma parceria
Aprofundada em 2023 com o trabalho focado na capacitação das companhias participantes e na cultura organizacional, a parceria da Falconi com o pacto é mais antiga. Em 2019, a rede convidou a consultoria, que também é signatária do Pacto Global, a trabalhar no estabelecimento de um planejamento estratégico para até 2030, em um projeto de seis meses. Desde então, o acordo tem sido renovado, sob a premissa pro bono ou low bono.
No mais recente projeto, a consultoria colocou para rodar alguns módulos de capacitações às empresas, atrelados a desdobramento de metas ligadas à temática de sustentabilidade, além de governança e execução dos ODS. A rotina envolveu cinco meses de treinamentos, mentorias e treinamentos.
A estratégia foi executada em uma tríade: Pacto Global, Falconi e consultoria Accenture – que já é parceira do Pacto Global em outras partes do mundo. No Brasil, essa parceria envolvendo uma consultoria a mais, se tornou inédita pela importância de incorporar às estratégias a expertise da Falconi de conseguir colocar os ODS no alto da estratégia das empresas e desdobrá-los para execução com olhar mais tático e operacional.
Os resultados do trabalho da Falconi para o Pacto Global no Brasil são evidentes. Por um lado, as companhias participantes têm acesso à metodologia reconhecidamente eficaz da consultoria, que pode ser replicada em outras frentes voltadas ao bem da sociedade e à sustentabilidade do planeta. Por outro, as empresas participam ativamente de uma ação conjunta e coordenada mundial, criando maturidade no conhecimento das melhores práticas de ESG do mundo. Com isso, todos ganham.