out . 2024 .

Blockchain impulsiona gestão de contratos no setor de Óleo e Gás 

Levantamento feito pela Falconi aponta 5% de redução das possibilidades de se ter contratos mal dimensionados e diminuição de até 12 dias de trabalho manual em empresas que adotam a tecnologia

Breno Barros, CTO da Falconi, e Marcos Silva, diretor de Operações de Tecnologia da Falconi

Blockchain impulsiona gestão de contratos no setor de Óleo e Gás 



Já reconhecida por sua aplicação no mercado financeiro, mais especificamente com as minerações de criptomoedas, o blockchain vem ganhando destaque ao impulsionar uma transformação na gestão de contratos de setores como o de Óleo e Gás. Empresas desse mercado que adotaram essa tecnologia relatam resultados positivos em termos de segurança, transparência e eficiência operacional.

Como parte do cenário vivido pelas empresas do setor de Óleo e Gás atualmente, a gestão de contratos enfrenta desafios como a falta de visibilidade, confiabilidade, rastreabilidade e segurança da informação. Tradicionalmente, o processo de comparação entre o serviço contratado e o serviço prestado pode ser subjetivo e complexo, o que pode gerar inconsistências e muitas tarefas manuais, sendo uma oportunidade para usar as soluções digitais para superar essas barreiras.

A solução blockchain

O blockchain permite que as transações contratuais sejam registradas de forma segura e imutável em blocos distribuídos, acessíveis a todas as partes envolvidas. Ao integrar contratos inteligentes, a execução e verificação dos acordos se tornam automáticas e transparentes, promovendo uma maior rastreabilidade e segurança dos dados.

Segundo levantamento interno feito pela Falconi, maior consultoria de gestão empresarial e de pessoas do Brasil, apresentado durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference 2024, empresas do setor que adotaram a tecnologia blockchain registraram 5% de redução das possibilidades de se ter contratos mal dimensionados e uma economia de até 12 dias de trabalho manual. Além disso, a automação dos processos contratuais e o cumprimento integral dos requisitos aumentaram a eficiência operacional e garantiram descontos por antecipação de pagamento de aproximadamente 2% dos contratos.

A aplicação do blockchain, de acordo com a pesquisa, trouxe maior confiança e transparência ao setor de óleo e gás, já que a gestão de contratos ganhou em eficiência e em segurança. Por garantir que os dados sejam descentralizados e imutáveis, os riscos de fraudes diminuem e o compliance passa a ser mais rigoroso nas empresas. Esse avanço tecnológico também reforça a competitividade das companhias que buscam inovação em suas operações.

Além de melhorias em transparência e rastreamento de processos, na otimização de contratos, em eficiência operacional e segurança digital, as soluções blockchain também trazem benefícios voltados para o meio ambiente. O levantamento da consultoria constatou que é possível ver evoluções em pontos como certificação de créditos de carbono, gerenciamento de resíduos e facilitação da coleta de dados para relatórios de sustentabilidade. Em um mercado com grande potencial para evoluir em questões ESG, inserir essa tecnologia nos planejamentos pode ser um grande diferencial competitivo para os próximos anos.

Também pode lhe interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto