Turnover é hoje um dos desafios enfrentados pelas empresas, gerando perda de conhecimento, menor produtividade e prejuízos para o clima organizacional. O termo é usado para se referir à taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa durante um determinado período de tempo. Em 2022, a Falconi apoiou uma fintech brasileira a superar as altas taxas de turnover e aumentar o engajamento e a retenção da área comercial, reduzindo a taxa em cerca de 70% e gerando um retorno sobre o investimento de quase cinco vezes. O trabalho contou com o uso de people analytics e a plataforma digital Dahdos, para tratar as informações em busca de estratégias cada vez mais acertadas.
Desafios
Antes de buscar o apoio da Falconi, a empresa enfrentava desafios de alta rotatividade nos seus polos, o que gerava custos, perda de receita, redução do engajamento e maior insatisfação dos agentes, como são chamados os funcionários comerciais da ponta.
Solução
Foram implantadas soluções para ajudar a empresa a superar os problemas, incluindo análises descritivas e diagnósticas e uma modelagem preditiva sobre o maior ativo das empresas: as pessoas. A atuação da Falconi envolveu uma abordagem aprofundada e orientada a dados para tratar o turnover de modo sistêmico, avaliando toda a jornada do colaborador, os processos envolvidos e as suas interfaces. Pesquisas personalizadas e desenvolvidas a partir da nossa expertise são aplicadas para direcionamentos assertivos, com diagnósticos e resultados rápidos.
No projeto foram trabalhadas as seguintes ações:
- Perfil de contratação;
- Onboarding dos agentes;
- Trilha de carreira e capacitações aos líderes e liderados;
- Adequação da remuneração aos valores de mercado;
- Aderência à rotina, com a solução Dayway, app para gestão de rotinas que ajuda as empresas a serem mais eficientes, integrando pessoas, processos e resultados.
<< Saiba também: Quando comunicação e interação entre funcionários trazem valor à empresa >>
Por meio do conjunto de causas diagnosticadas e planos de ação traçados, em 11 meses houve uma redução de 72% na média mensal de turnover voluntário e de 82% para o turnover involuntário — os melhores patamares dos últimos anos. A organização ampliou a curva de sobrevivência da jornada dos agentes, aumentando a satisfação e a produtividade na área comercial e resultando em um turnover total de 2,5% no último trimestre de 2022, além de atingir a meta, estipulada em 3,2%.
Conclusão
A Falconi conseguiu implementar soluções inovadoras e eficientes que resultaram em uma redução significativa de custos e no engajamento dos colaboradores, que passaram a ficar mais satisfeitos com o trabalho, mantendo a equipe mais estável e produtiva. Se sua empresa enfrenta desafios semelhantes, entre em contato com a Falconi para sua organização alcançar melhores resultados.