Baixos níveis de engajamento e satisfação dos funcionários de uma empresa, além de gerarem altos custos de processamento e remuneração, culminam em ineficiências de produção. Dentro desse cenário, a Falconi atendeu uma grande empresa norte-americana do ramo de alimentos e bebidas.
Desafios
A companhia tinha altos índices de turnover: eram 14 mil trabalhadores, com índice de rotatividade de 42% ao ano. Diante dessa problemática, a empresa buscou o apoio da Falconi para superar os desafios relacionados ao tema. Para o projeto piloto, foram consideradas 10% das fábricas. Nesse cenário, evidenciamos diferenças relevantes quanto aos tipos de operações fabris e suas localidades.
<< Leia também: Projeto contribui para acréscimo de 5% no Ebitda anual de empresa, gerando retorno financeiro quatro vezes maior que o investimento >>
Solução
A junção da solução de people analytics e imersão na jornada do colaborador se fez necessária para compreender as especificidades envolvidas. Para cada grupo de alto risco identificado, foram feitas priorizações e endereçadas ações sobre contratação e integração de novos funcionários, desenvolvimento de liderança, comunicação, agendamento de turnos e gestão de horas extras.
Resultados
Como resultados, alcançamos sucesso em 66% dos casos comparativos relacionados ao indicador finalístico de rotatividade. Além disso, conseguimos reduzir em 20% o turnover das fábricas-piloto, em apenas seis meses de trabalho.
<< Veja mais: Gestão, tecnologia e pessoas: o caminho para alcançar eficiência >>
Se a sua empresa enfrenta desafios semelhantes, entre em contato com a Falconi para saber como nossos especialistas podem ajudar a sua organização a alcançar resultados semelhantes.