A Falconi, maior consultoria brasileira em gestão empresarial e de pessoas, abriu a edição 2024 da Abrafarma Future Trends com uma palestra no principal palco do Future Trends, nesta terça-feira (13), em São Paulo. O CEO da Falconi, Alexandre Ribas, e o sócio-fundador da consultoria, Vicente Falconi, abordaram, no Fórum de Alta Gestão, o tema “Construindo uma cadeia eficiente”. A apresentação foi uma reflexão sobre como o setor farmacêutico deve adotar melhores práticas para transformar os negócios, garantir sustentabilidade e longevidade, além de alavancar os resultados.
O setor, um dos mais importantes do país, tem um grande desafio: a indústria não consegue atender todos os pedidos do mercado, apesar de ter estoque para isso. O problema resulta em ruptura de vendas e aumento de preços, tanto para empresas, quanto para consumidores. O desafio, contudo, abre uma oportunidade para que toda a cadeia melhore o desempenho.
Segundo Alexandre Ribas, “Sustentabilidade e eficiência são as palavras essenciais para empresas que pretendem se manter relevantes para o mercado e para a sociedade”. Para isso, afirmou, é preciso investir em três pontos:
- Gestão: as empresas precisam ter indicadores precisos para alcançar os resultados. Somente com eles a empresa se estrutura para conseguir eficiência operacional. Mas não se deve olhar para os indicadores somente quando eles estão ruins. O gestor precisa analisar os números positivos para encontrar, neles, lições e oportunidades para ampliar ainda mais a eficiência. Só assim se constrói um negócio perene e saudável.
- Tecnologia: se os indicadores apontam o rumo do negócio, as tecnologias ajudam a empresa a ter eficiência. Hoje, o setor farmacêutico tem uma gama de ferramentas que podem ajudar a fazer a gestão do estoque, indicando quando é necessário ter mais ou menos insumos para a produção dos produtos. Além disso, tem soluções de análises de dados que conseguem entender todo o ciclo da cadeia, ajudando na otimização da produção até a venda para o consumidor.
- Cultura: não basta superar desafios, é necessário também implementar uma cultura na empresa para alcançá-los. E isso inclui a formação de times certos e compatíveis com a necessidade do negócio. A empresa precisa dedicar gestão e processos na formação de líderes e de equipes qualificados para entender os desafios do setor, em toda a sua cadeia. Só assim é possível compreender as necessidades dos negócios e, principalmente, construir planos que trazem resultados.