jan . 2025 .

Gestão: Incerteza pede atenção para reações rápidas

Seja qual for o segmento de atuação, os gestores têm de fortalecer o planejamento financeiro, analisando diferentes cenários de impacto

Alexandre Ribas

Gestão: Incerteza pede atenção para reações rápidas



Na última reunião de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a Selic em um ponto percentual. Ou seja, acima do 0,75 ponto esperado pelo mercado e em meio à depreciação do real e à intensificação das expectativas inflacionárias. 

A 12,25%, nossa taxa básica de juros encerra o ano como uma das maiores do mundo – um contexto de mercado que traz impactos significativos para as empresas, sobretudo por aumento do custo do crédito e redução nos investimentos. 

As organizações que dependem de financiamentos enfrentarão maior pressão sobre suas margens de lucro devido ao encarecimento dos empréstimos. E mesmo as com menor dependência poderão adiar seus projetos de expansão, pelo custo do capital. De igual forma, o crédito ficou mais caro para os consumidores: o aumento no custo de bens financiados, como imóveis e veículos, pode reduzir a demanda por produtos e serviços. 

Leia o artigo deste mês no Valor Econômico, exclusivo para assinantes

Também pode lhe interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto