Investir em educação é palavra de ordem para governantes e empresas que desejam obter um resultado assertivos em torno do desenvolvimento sustentável da comunidade escolar. Contudo, a realidade enfrentada por muitos municípios brasileiros é de defasagem na evolução contínua do setor. É nesse cenário que os serviços de uma gestão estratégica emergem como ferramenta essencial para essa transformação. A Falconi, maior consultoria de gestão do Brasil, tem recursos para que as cidades elevem os índices de aprendizagem, melhorando o ensino e o futuro do país.
Corroborando o sucesso da consultoria para a educação nacional, estão os diversos resultados positivos das escolas que contaram com o apoio da Falconi no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Só neste ano, com dados divulgados referentes a 2023, a parceria com prefeituras obteve números significativos e históricos, como nos ensinos públicos da capital do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis, região Sul do estado do Rio, e do estado do Mato Grosso.
Resultado histórico no Ideb alcançado pelo município do Rio de Janeiro
Na capital Fluminense houve um resultado histórico para o município no Ideb, registrando um salto no ranking nacional, evoluindo para a 8ª e a 5ª posições entre as capitais, considerando os Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental, respectivamente. Este marco é produto de um planejamento da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) com a Falconi.
O projeto Gestão para Resultados de Aprendizagem (GRA) teve como objetivo desenvolver uma política pública de educação focada na gestão, implementando um programa sistemático de planejamento e acompanhamento de metas e de indicadores definidos nos níveis central, regional e escolar. Foi possível fortalecer e apoiar equipes gestoras das escolas para melhorar o desempenho de aprendizagem e garantir equidade no ensino com um modelo de solução de problemas complexos, a partir da análise educacional personalizadas de cada aluno.
A rede municipal de educação subiu da 14ª para a 8ª posição nos Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano), com nota 6,0. Em 2021, data do último levantamento, o Rio tinha 5,4. Nos Anos Finais (do 6º ao 9º), a região passou da 11ª para a 5ª posição, com 5,2 de nota. Há três anos, a cidade tinha 5,0. Ao todo, mais de 1.550 unidades escolares municipais do Rio de Janeiro foram impactadas, somando, entre alunos e servidores, mais de 670 mil pessoas beneficiadas.
“É com alegria que estabelecemos esse marco na educação do Rio, através de um processo de mudança cultural no sistema escolar da capital”, afirma o vice-presidente para soluções de Saúde, Farma, Saneamento, Educação e Setor Público da Falconi, Vinicius Brum.
Crescimento em Angra dos Reis
A Falconi também atuou junto ao município de Angra dos Reis, sul do estado do Rio, elevando a educação local. A região alcançou um marco significativo no Ideb, obtendo seu melhor desempenho da série histórica, inaugurada em 2005. Nos Anos Iniciais, a nota foi de 5,79, frente aos 5,1 de 2019. Nos Anos Finais, marcou 4,51, um avanço frente à média de 3,8 em 2019.
Esses avanços refletem o esforço contínuo da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) em uma parceria bem-sucedida com a consultoria. No plano de ação, foi implementado um modelo de gestão focado em resultados e na melhoria contínua da qualidade educacional.
Evolução no Mato Grosso
O Mato Grosso também é um case de sucesso. O estado obteve um marco inédito no Ideb. Nos Anos Iniciais a média foi 6,0. Nos Anos Finais, 4,9. No Ensino Médio também houve melhora. A educação estadual marcou 4,2 de nota, frente aos 3,6, de 2021. Este resultado fez com que o MT desse um salto na 22ª para a 8ª posição no ranking Brasil. Tudo isso através de uma parceria da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (Seduc-MT) com a Falconi.
O plano EducAção 10 Anos teve como objetivo colocar a rede entre as melhores do ensino público nacional. Foram capacitados mais de 754 diretores escolares e 100 multiplicadores, além de outras ações da consultoria focadas na melhoria do resultado ascendente dos índices educacionais e na redução da desigualdade e equilíbrio da equidade de ensino no estado.
Histórico de sucesso
Não é de hoje que a consultoria ajuda cidades e municípios a reerguerem seus índices de educação. No ciclo de 2021, a Falconi esteve atuante no ensino público na região Nordeste. A principal estratégia adotada foi a padronização das práticas pedagógicas e a introdução de um sistema de metas claras e mensuráveis para cada escola. Com isso, a região registrou um aumento expressivo no Ideb, destacando-se na melhoria do ensino fundamental nos Anos Finais.
Em 2019, a consultoria atuou em uma grande capital brasileira que apresentava uma grande disparidade nos resultados entre escolas da rede municipal. O planejamento foi implementar uma gestão descentralizada, dando maior autonomia para os diretores das escolas, ao mesmo tempo em que estabeleceu mecanismos de controle e avaliação rigorosos. Essa abordagem permitiu uma maior adaptação das práticas pedagógicas às realidades locais, o que se traduziu em uma melhoria homogênea no desempenho das escolas, refletida no aumento do Ideb.
Entre 2010 e 2012, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SES-RJ) levou o estado do final da lista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a parte de cima. Além disso, trabalhos aplicados nos estados do Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Pernambuco também já apresentaram resultados relevantes nos últimos anos.