ago . 2022 .

O que a transformação digital pode ensinar para as empresas?

A transformação digital vai além da tecnologia e traz impactos muito mais complexos e profundos para os modelos de negócios e clientes.

O que a transformação digital pode ensinar para as empresas?



Em um cenário de mudanças constantes, organizações aprendem que a transformação digital vai além da tecnologia e traz impactos muito mais complexos e profundos para os modelos de negócios e clientes.

A transformação digital tem colaborado para a evolução dos negócios, proporcionando flexibilidade, agilidade e assertividade. Mudanças que rompem barreiras, poder aquisitivo e trazem uma nova perspectiva de estruturação nas mais diversas áreas. Além disso, com a expansão da transformação digital, ter uma visão centrada na entrega de valor e no impacto positivo se tornou mais alcançável no mundo corporativo.

Mais do que soluções tecnológicas e uma mudança estrutural, a transformação digital está integralmente conectada aos atributos sociais e governamentais de uma organização. Envolve formatos que garantem fluidez, experimentação e uma mudança cultural, o que diz muito sobre aquilo que uma empresa quer alcançar e refletir para todos os stakeholders. Por isso, em uma era onde a busca por inovação está cada vez mais presente, é inevitável não investir nela.

As empresas que investem em inovação não estão apenas mais preparadas para enfrentar uma concorrência ou para atender às necessidades de seus clientes, na verdade, possuem um poder muito grande de ditar o futuro do mercado e de transformar a vida das pessoas“.

Eduardo Vieira, Head of Communications LatAm no SoftBank.

Além dessas vantagens, é importante também estar de olho no que vem pela frente. Entender como a transformação digital pode colaborar para a evolução dos negócios e quais as maneiras de vencer desafios a longo prazo faz toda a diferença. As empresas que não estiverem atentas a isso podem perder competitividade no mercado.

“Hoje em dia temos uma velocidade de transformação tão grande e tantos ganhos de produtividade e recursos que quem não acompanhar esses passos e refletir sobre como reinventar os negócios, com certeza ficará para trás”, afirma Eduardo.

 

Há fórmula para o sucesso?

Para ser uma empresa disruptiva e se destacar no mercado, é necessário pensar em estratégias que tenham significado para os negócios. Favorecer tomadas de decisões conscientes e ágeis, integrar setores e equipes, proporcionar uma boa comunicação, assim como melhorar a interação e experiência dos clientes. Sempre buscar novos conhecimentos e investir em metodologias emergentes.

“As empresas que tentam promover essa transformação digital precisam realmente abrir a cabeça e entender que se elas não mudarem a mentalidade, não vão conseguir alcançar isso”, orienta Eduardo.

Seja em um modelo de negócio novo ou tradicional, há sempre muito o que aprender. Inclusive, empresas nativas digitais e tradicionais podem aprender umas com as outras. Tanto sobre infraestruturas e resultados, como aspectos mais humanos e de adaptação.

“Essa troca é extremamente rica. Por exemplo, as digitais que olharam para trás e tentaram promover essas transformações nativamente, estudando os resultados das empresas que fizeram sucesso no modelo anterior, partem de uma vantagem de conhecimento grande”, comenta.

A transformação digital tem acontecido de maneira acelerada e, cada vez mais, novas demandas devem surgir e contribuir para intensificar essa realidade nas organizações. Inovações que vão expandir a digitalização nas indústrias, a evolução da sociedade e fazer parte da história.

“Para mim a internet e a tecnologia são como a eletricidade: nenhuma empresa vive sem eletricidade e nenhuma conseguirá viver sem tecnologia”, complementa Eduardo.

 

Também pode lhe interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto