Na era do conhecimento, é interessante observar como algumas empresas ainda adotam um modelo industrial, focado na produção, com uma estrutura compartimentada. Neste modelo, o RH é apenas um setor operacional e burocrático, isolado das outras áreas.
Hoje entendemos que as pessoas estão no centro das empresas. São elas que vivem a cultura no dia a dia, colaboram umas com as outras, constroem seus processos, lideram equipes e fazem acontecer.
O RH estratégico atua junto com a gestão, utilizando dados reais para tomar decisões com agilidade e precisão, que colaborem para os objetivos estratégicos da organização.
Nesta perspectiva, o RH não é apenas reativo — a área propõe soluções que agregam valor ao negócio e impulsionam seus resultados por meio do que ele tem de mais importante: as pessoas.
Um RH realmente estratégico continua executando suas tarefas operacionais, mas também monitora KPIs da área, utiliza a tecnologia para melhorar os processos, desenvolve o alinhamento cultural e aumenta o engajamento dos colaboradores, sem perder o cuidado e a responsabilidade com as pessoas.
Porém, adotar o RH estratégico requer algumas mudanças de cultura e processos. Se você quer transformar a gestão de pessoas em protagonista do seu negócio, é preciso colocar algumas ações em prática:
- Identifique indicadores de desempenho da área de RH e monitore os dados para embasar a tomada de decisões;
- Utilize ferramentas de coleta e análise de dados que otimizem o monitoramento e plataformas de gestão de RH que modernizem os processos;
- Estabeleça objetivos para a área de RH que estejam alinhados aos objetivos da organização e contribuam para o seu crescimento, focando nas pessoas;
- Invista na seleção e retenção de talentos que tenham fit cultural com a empresa, em vez de se dedicar apenas às atividades burocráticas da área;
- Atue de maneira integrada com as outras áreas do negócio e com a gestão, para desenvolver uma visão holística da empresa;
- Saiba se comunicar com os colaboradores e gestores, para promover uma comunicação interna efetiva entre eles, que crie um clima organizacional positivo e saudável.
Promover essas mudanças é um desafio para os gestores, que exige planejamento e metodologia. Mas a transformação se reflete na satisfação dos colaboradores e nos resultados do negócio.
Nas redes sociais da Falconi, compartilhamos muitos outros conhecimentos sobre RH para aprimorar a sua gestão. Continue acompanhando para ler outros conteúdos!