O espaço da coluna do CEO da Falconi, Alexandre Ribas, no jornal Valor Econômico já foi utilizado em outras ocasiões para ressaltar a importância do planejamento estratégico como ferramenta essencial para o sucesso de qualquer organização. Desta vez, o executivo vai além e aborda a necessidade de construir uma conexão entre o planejamento e o orçamento da companhia para o ano seguinte.
“Por mais bem estruturado que seja, o planejamento não se sustenta sem a correta alocação e gestão de recursos financeiros. Aí entra o orçamento anual”, escreveu Ribas. De acordo com o CEO, o orçamento “é a tradução financeira das metas e objetivos da organização, definindo quanto será gasto, em que áreas e como os investimentos apoiarão a execução da estratégia.”
Relacionar o orçamento ao planejamento estratégico, portanto, permite aos gestores visualizar com clareza a distribuição dos recursos e quais são os resultados esperados a partir de cada investimento, o que contribui para a conservação do foco nas verdadeiras prioridades.
Leia o artigo deste mês no Valor Econômico, exclusivo para assinantes