A solução Lean Construction para Resultados, da Falconi, tem como objetivo aumentar o desempenho das obras em empresas de incorporação imobiliária e de serviços de construção. O ponto de partida é a identificação das perdas e dos desperdícios verificados nos canteiros. Nesse sentido, o primeiro passo é ter clareza sobre o problema que queremos resolver: os desvios de prazo e de custo das obras.
Na abordagem do Lean Manufacturing, as fontes de desperdício são vistas apenas como a ponta de um iceberg. Por isso, avançamos no entendimento de suas origens e, uma vez compreendidas as principais causas do problema, estabelecemos práticas voltadas a endereçá-las, organizadas em seis pilares:
- Planejamentos de médio e longo prazos;
- Produção;
- Reuniões gerenciais;
- Áreas e processos de apoio;
- Equipamentos;
- Qualidade e padronização.
As práticas envolvem vários conceitos e ferramentas. Veja alguns deles: gerenciamento de projetos, PDCA, gestão de processos, manutenção e qualidade, Last Planner System, Kanban, reunião diária, gestão à vista, Andon, Kaizen, A3, análise de falhas, SDCA, Poka-Yoke e outros. Todas as práticas são conectadas à melhoria dos resultados e não limitadas apenas às aplicáveis ao Lean Manufacturing.