nov . 2023 .

O uso de inteligência artificial para previsão de demanda e otimização do estoque

O caminho para alcançar previsões precisas de demanda está repleto de desafios que impedem as indústrias de evoluírem

Henrique Melillo*

O uso de inteligência artificial para previsão de demanda e otimização do estoque



No setor industrial em constante evolução, três fatores tornaram-se críticos para o sucesso de uma empresa: previsão de demanda, planejamento da produção e otimização de estoque. Com as disrupções na cadeia de suprimentos global e as incertezas do mercado, as companhias devem se adaptar às condições dinâmicas para prosperar. Dados de inteligência da Falconi, com base em pesquisas nos projetos aplicados em clientes pela consultoria, apontam que as empresas com previsões de demanda precisas experimentaram uma redução de até 20% nos custos de estoque excedente. Além disso, o planejamento de produção orientado pelo uso de inteligência artificial teve melhoria de 15% na produtividade geral, elevando a vantagem competitiva dessas organizações.

<< Leia mais: Falconi lança e-book sobre cenário da construção civil. Baixe gratuitamente >>

O caminho para alcançar previsões precisas de demanda está repleto de desafios que impedem as indústrias de evoluírem. O acesso limitado a dados e informações em tempo real e a padrões históricos de vendas dificultam a precisão. Dessa forma, fica evidente que fontes de dados não estruturadas e informações em silos criam barreiras para a implementação de soluções eficazes orientadas por IA. Além disso, sistemas ultrapassados e resistência à transformação tecnológica também impedem o progresso.

O mau uso de IA e recursos insuficientes para a análise de dados abrangente criam barreiras ainda maiores para as empresas adotarem estratégias baseadas em dados. Esses obstáculos, coletivamente, sufocam a capacidade de otimização do planejamento de produção e o gerenciamento de estoque, restringindo o crescimento e o potencial de sucesso.

<< Saiba mais: Falconi é premiada em ranking Open Corps 2023 por prática de inovação aberta >>

Melhorias de resultados de até 40%

A Falconi trabalhou em um projeto com um cliente de manufatura para enfrentar esses desafios de forma eficaz. Ao apoiar na estruturação de dados e alavancar algoritmos de IA e modelos de machine learning, foi possível melhorar a precisão da previsão de demanda do cliente em 40%.

A abordagem baseada em dados permitiu que a empresa alinhasse o planejamento da produção com sinais de demanda em tempo real, reduzindo prazos de entrega e aumentando a eficiência. Como resultado, redução de 25% no excesso de estoque, menos custos e maior satisfação do cliente.

<< Veja também: VP de Agro da Falconi participa de série do Itaú BBA sobre governança >>

As perspectivas de integração da IA são promissoras. Com os recursos preditivos desse uso, o setor industrial pode obter insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor e as tendências do mercado, levando a previsões de demanda mais precisas, um planejamento de produção orientado por dados, garantindo melhor alocação de recursos, tempo de inatividade minimizado, aumento da produtividade, níveis de estoque otimizados, redução dos custos de transporte e melhorias do fluxo de caixa.

Mantenha-se à frente da concorrência

Para indústrias que buscam transformar suas operações e prosperar em um mundo orientado por dados, a Falconi se destaca como um parceiro confiável. Entre em contato com nossos especialistas para desbloquear todo o potencial da IA e revolucionar seus processos de fabricação. Mantenha-se à frente da concorrência, atenda às demandas do mercado com precisão e otimize o estoque para obter a máxima lucratividade em busca de maior sucesso.

*Henrique Melillo é diretor da Falconi US

Também pode te interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto