Manter uma boa saúde operacional é crucial para as empresas garantirem sustentabilidade, competividade e eficiência. Pensando nisso, uma companhia de engenharia submarina solicitou à Falconi um diagnóstico para identificar oportunidades de obter ganhos financeiros e de entender o nível de maturidade na gestão de processos e no desdobramento de suas metas.
Entre os anos de 2020 e 2022, a companhia havia aumentado em cerca de 185% o seu faturamento. Esse crescimento acelerado trouxe a necessidade de a empresa melhorar a gestão de aspectos operacionais e estratégicos a fim de garantir que o novo patamar de receita não fosse consumido pelas ineficiências que tipicamente surgem após períodos de rápida expansão. Para isso, buscou o apoio da Falconi para construir um mapa de oportunidades a serem trabalhadas em três anos.
<< Leia mais: Uso de people analytics leva empresa a reduzir 30% do turnover voluntário >>
Em 2023 a companhia focou em estruturar a gestão para resultados, por meio da implementação do desdobramento das metas estratégicas, do desenho e da implementação das práticas de gestão de desempenho, meritocracia e da elaboração de um programa de desenvolvimento de competências.
Já neste primeiro ano de trabalho, a empresa obteve um crescimento de 5% em seu Ebitda e um retorno financeiro quatro vezes maior do que o valor investido. Este número foi alcançado por meio de diversas ações estruturantes que geraram melhorias como, por exemplo, redução de 24% das horas extras, otimização de 12% das equipes de trabalho em projetos e redução de cerca de R$ 5 milhões/ano com gastos de aluguel de ferramentas e equipamentos, entre outras.
<< Conheça mais um projeto da Falconi: Gestão e governança levam instituição de ensino e saúde a aumentar receita e alavancar resultados >>
Agora em 2024, a Falconi iniciou cinco novas frentes de trabalho, incluindo um novo ciclo, ainda mais aprofundado e abrangente, de desdobramento de metas e de gestão de desempenho, a revisão do plano de cargos e salários, a reestruturação de processos comerciais e de mobilização de embarcações e a implantação do gerenciamento da rotina com foco na redução do downtime (tempo de inatividade) de embarcações. A expectativa é de que os ganhos neste segundo ano sejam ainda maiores e somados aos ganhos obtidos no primeiro ciclo, que agora entraram em regime recorrente.
Se a sua empresa enfrenta desafios semelhantes, entre em contato com a Falconi para saber como nossos especialistas podem ajudar a sua organização a alcançar resultados semelhantes.