fev . 2024 .

Uso de people analytics leva empresa a reduzir 30% do turnover voluntário

Projeto conquistou tomada de decisão mais assertiva e redução de custo anual

Uso de people analytics leva empresa a reduzir 30% do turnover voluntário



A alta rotatividade de funcionários pode gerar diversas problemáticas para uma empresa, por vezes até mesmo intangíveis. E uma delas é o turnover, realidade comum no caso dos call centers. Com milhares de colaboradores, uma companhia que faz parte desse universo, registrava um índice médio de 5,5% ao mês – 66% em 12 meses em algumas operações. Isso significa que mais da metade do time era trocado a cada ano, ou seja, apenas 1/3 das pessoas completavam o período.

Desafios

A Falconi identificou que a área de RH precisava de um olhar mais orientado ao uso de dados, mas não havia uma arquitetura padronizada para tal. Além disso, era preciso entender a correlação entre a rotatividade e outras variáveis, além de ter mais clareza sobre os processos de gestão de pessoas e a jornada do colaborador. Mesmo coletando pesquisas de clima, o conhecimento não estava aprofundado e, portanto, nada era feito quanto aos resultados.

<< Leia também: Com projeto de cultura organizacional, Falconi apoia escritório de advocacia a realinhar estratégia >>

Solução

Com a solução de people analytics, foi apresentado o modelo preditivo ao grupo, atrelado à revisão da jornada do colaborador e suportando os processos de gestão de pessoas, da estrutura de RH às práticas das lideranças. Assim, iniciativas foram dedicadas ao onboarding e aculturamento, ao clima e à saúde dos funcionários, às práticas de feedback e ao desenvolvimento dos líderes, visando performance, engajamento e relacionamentos. O próprio processo de desligamento foi reestruturado.

Consideramos todo o sistema de Gente da empresa. Mas vale lembrar que, embora as operações tenham as suas semelhanças operacionais, as pessoas que as compõem são únicas. Portanto, análises e atuações específicas são sempre necessárias.

<< Conheça mais um projeto da Falconi: Gestão e governança levam instituição de ensino e saúde a aumentar receita e alavancar resultados >>

Resultados

O resultado foi a redução de aproximadamente 30% do turnover voluntário nos pilotos abordados, em apenas seis meses. Com uma tomada de decisão mais assertiva, as operações alcançaram o melhor resultado trimestral acumulado nos últimos  20 meses. A projeção para a redução de custo anual totalizou R$ 11,3 milhões. É equilíbrio entre o olhar humano e tecnológico que faz a diferença.

Se a sua empresa enfrenta desafios semelhantes, entre em contato com a Falconi para saber como nossos especialistas podem ajudar a sua organização a alcançar resultados semelhantes.

Também pode te interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto