Desde 2021, a Falconi atua em um projeto em parceria com uma grande distribuidora de energia elétrica no Brasil. Com foco em estruturar o planejamento estratégico dessa instituição, foi implementado o Escritório de Entrega de Resultados (EER), estrutura organizacional que centraliza e profissionaliza a gestão de iniciativas estratégicas, garantindo que os projetos sejam conduzidos de forma coordenada e eficiente e que os objetivos de negócios sejam alcançados com sucesso.
Inicialmente, o time de especialistas da Falconi desdobrou a estratégia, elaborando 80 business cases e sumarizando o plano em iniciativas granulares e específicas a cada unidade de negócio. Foi estruturado um robusto ambiente em Business Intelligence (BI) para controle da estratégia. Dessa forma, foi possível oferecer ferramentas e dados necessários para uma análise detalhada e um acompanhamento eficaz da estratégia, contribuindo para a governança de resultados sólida.
<< Veja também: GNL: oportunidades e desafios rumo à descarbonização industrial >>
Os resultados revelam um enorme sucesso. Na comparação entre 2022 e 2020, ano de pré-implantação do projeto, foi registrado um aumento de 35% no Ebitda da organização. Além disso, houve uma redução entre os custos operacionais (OpEx) da empresa e os custos operacionais regulatórios (OpEx regulatório), diminuição de 11% no indicador que mede tempo em que as pessoas ficaram sem luz e aumento de 100% na base de clientes aderindo à tarifa social na fatura de energia.
O excelente desempenho nesse trabalho gabaritou a Falconi atuar em um escopo mais amplo, com a atualização anual do planejamento estratégico da companhia. A partir de análises do desempenho interno e observando as regulações e tendências do setor, são executadas duas rodadas anuais de atualização, definindo planos mais assertivos e aderentes à realidade. O projeto ‘Implementação da Estratégia – Escritório de Resultados’ deve seguir até, no mínimo, setembro de 2024.