set . 2022 .

Com inteligência artificial aplicada em redução de rupturas na gôndola e precificação, Spot ajuda varejistas a faturar mais

Com inteligência artificial aplicada em redução de rupturas na gôndola e precificação, Spot ajuda varejistas a faturar mais



Produto criado pela Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, foca nas médias empresas; negócio já atende mais de 700 lojas no país

São Paulo, 30 de setembro de 2022 – A busca pelo aumento de eficiência é um tema comum e perene à grande maioria dos varejistas do Brasil e do mundo. De olho nisso, a Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, lançou no início de 2021 o Spot, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para monitorar diariamente produtos e lojas, identificando oportunidades até então escondidas e sugerindo ações simples e diretas. Ao todo, mais de 800 pontos de venda espalhados pelo país já adotaram o produto em seus negócios.

A ferramenta foi criada em 2020, como um projeto-piloto desenvolvido junto a uma demanda específica de um cliente do setor de farmácias. Ao notar a boa recepção do mercado, a Falconi passou a expandir a aplicação do Spot, oferecendo a solução como opções de produto dentro da operação da consultoria, assim como em Mid, vertente da Falconi voltada para médias empresas. Desde então, o Spot ganhou tração e agora inicia uma operação independente, em busca ativa por novos clientes.

Toda a tecnologia foi desenvolvida dentro da própria Falconi, com mais de vinte desenvolvedores, consultores, engenheiros e cientistas de dados exclusivamente voltados para a criação da inteligência artificial utilizada na ferramenta. Na prática, a proposta de valor do produto é ajudar o varejista na tomada de decisão diária da sua operação, principalmente nas questões de operação de loja, precificação (pricing) e gestão de estoque.

Ao ser integrado com o software de gestão (ERP) desse cliente, o Spot passa a fazer recomendações de ações concretas na gestão do negócio. A ferramenta capta dados, analisa e sugere mudanças práticas, como por exemplo a alteração de preço de um produto ou a correção da exposição de determinado item em uma loja específica. Em uma rede com muitas unidades, esse tipo de informação pode aumentar o faturamento da companhia com um todo, sem ignorar o perfil de cada loja. Em média, há um incremento de 4% nas vendas totais após a aplicação da solução.

“Todo o processo é automatizado, sem demandar o precioso tempo dos gestores”, diz Henrique Assis, Head de Spot na Falconi. Segundo o executivo, ao ser plugada no ERP do varejista, a ferramenta automaticamente começa a captar diariamente os dados de venda e estoque, que são então levados para a nuvem da Google Cloud, parceira da Falconi no projeto, em que diversos algoritmos entram em operação para a geração de insights. “É um fluxo diário de sugestões práticas”, afirma Assis.

Um dos diferenciais do Spot é que a solução mensura resultados em tempo real, passando para os gestores os relatórios de ganhos financeiros diários para cada recomendação seguida. A ferramenta gera um retorno de pelo menos cinco vezes o valor investido. Na visão de Breno Barros, CTO e Head de Transformação da Falconi, há no Spot um exemplo bem-sucedido de aplicação de inteligência artificial prática nos negócios. “O Spot utiliza técnicas avançadas de processamento de dados, previsão de séries temporais, detecção de anomalias e otimização, que podem ser articuladas de maneira pragmática e transparente, com foco na geração de resultados com ótima experiência de uso e facilidade de ser incorporado no dia a dia das operações”, afirma Barros.

Assis acredita que médias empresas dos setores alimentar, farma e conveniência são bons exemplos de companhias que podem fazer uso da ferramenta para aumentar suas vendas. O Spot opera como um SaaS (software as a service) que pode ser contratado por ponto de venda. Para os clientes viabilizarem a solução, não é cobrado setup de instalação e em apenas um dia já podem receber os primeiros insights da ferramenta. “Em um treinamento rápido com gerentes, conseguimos fazer o onboarding completo”, afirma o Head de Spot. “No dia a dia, o uso é ainda mais simples. Em dez minutos, o usuário, seja o gerente da loja ou quem atua nas áreas de suporte, analisa as recomendações e as coloca em prática.”

Sobre a Falconi

Fundada no Brasil há quatro décadas, a Falconi é uma consultoria de gestão empresarial e de pessoas, que usa tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes. Com projetos em mais de 40 países, atua em 50 diferentes segmentos da economia, diferenciando-se pela reconhecida capacidade de implementação de projetos em nível estratégico (estratégia, modelo de negócios e estrutura organizacional), tático (implementação e alinhamento de processos e metas) e operacional (alinhamento e acompanhamento de operações).

Em 2017, iniciou expansão para outros segmentos – através de spinoffs, lançamentos ou participações acionárias e criação de novas unidades de negócios na consultoria. Hoje, como grupo, reúne uma dezena de marcas e conta com operações nas áreas de desenvolvimento de pessoas; de softwares e aplicativos para gestão; de investimentos privados e no segmento editorial, entre outros. Também ampliou o escopo da própria consultoria para incluir o atendimento especializado para pequenas e médias empresas. O grupo conta com um time de mais de 1.200 talentos, espalhados por quatro continentes e tem escritórios no Brasil, Estados Unidos e México.

LinkedInTwitterFacebookWhatsAppEmailCopy Link