dez . 2021 .

Corinthians apresenta superávit no semestre e aponta eficiência da nova estratégia de gestão

Corinthians apresenta superávit no semestre e aponta eficiência da nova estratégia de gestão



São Paulo, 30 de julho de 2021 – O Sport Club Corinthians Paulista encerrou o primeiro semestre do ano com superávit de R$ 2 milhões, de acordo com balancete divulgado nesta sexta-feira (30) – o quarto de 2021. O resultado positivo segue a tendência de melhora da saúde financeira do clube apontada no primeiro trimestre e se deve à implementação de diversas medidas de austeridade e a uma nova estratégia de gestão, que inclui iniciativas de ganho de eficiência, redução de gastos, otimização de recursos e incremento de receitas.

“O balanço mostra os resultados da nossa proposta de trabalho, desde que assumimos em janeiro: implantar uma gestão financeira responsável e transparente, equilibrar as contas, renegociar dívidas, estruturar o clube para trazer novas receitas e ter um crescimento sustentável do Corinthians. A meta, como sempre afirmamos, é fortalecer a nossa atuação esportiva, sobretudo no futebol”, diz Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians. 

Assim que tomou posse, a atual diretoria do Corinthians firmou parcerias com empresas referência de mercado para apoiar o clube nesse processo de transformação da gestão, sempre no intuito de manter a competitividade de suas equipes. Em parceria com a consultoria Falconi, realiza um trabalho de planejamento estratégico que inclui iniciativas ligadas à área administrativa, estrutura, processos, busca de eficiência, orçamento e gestão da mudança.

Com uma visão segura dos resultados financeiros positivos decorrentes desse trabalho, o Corinthians pode, com responsabilidade e assertividade, passar a investir a partir do segundo semestre do ano.

O trabalho de planejamento estratégico deve ser finalizado nas próximas semanas e irá propor mudanças em diversas estruturas e processos do clube, visando gerar resultados sustentáveis no longo prazo. A partir das avaliações técnicas que vêm sendo realizadas pela Falconi, a parceria busca não apenas a melhora de eficiência pontual, mas também uma transformação da visão de futuro do clube.

Isso inclui uma revisão do orçamento 2021, a definição de metas e mecanismos para garantir que elas sejam aplicadas conjuntamente, impactando positivamente toda a estrutura do clube. Será implementado um sistema de gestão voltado para resultados, o que vai direcionar o clube para uma utilização saudável de seus recursos no longo prazo.

Gestão transparente

Com a transparência como um dos pilares de sua gestão, Duilio definiu acordos para potencializar as oportunidades do clube. “O nosso planejamento pensado para este primeiro ano se apoia em gestão inteligente e transparente de resultados para atravessar esse momento desafiador, tendo a construção e implantação dos processos de compliance como um consolidador desse novo modelo de gestão”, diz o presidente. “Com readequação de gastos, alterações em nossa estrutura e busca por novas fontes de renda, pudemos voltar a investir. Começamos a construir um plano que já apresenta os seus primeiros resultados positivos, que surgem de mudanças em inúmeras áreas do Corinthians.”

Segundo Flávio Lisboa, Principal da Falconi, a cultura de gestão da mudança que a Falconi está propondo ao Corinthians gera impactos muito além dos resultados financeiros. “Queremos aplicar nossa expertise em gestão para que seja possível viabilizar os projetos e resultados esperados pela administração do clube, de um modo integrado, a partir de uma remodelagem administrativa e esportiva. Temos trabalhado juntos com as lideranças do Corinthians, transferindo o nosso conhecimento para dar autonomia ao clube e garantir a sustentabilidade do projeto no longo prazo”. 

Com o engajamento de toda a comunidade corinthiana, espera-se que todas as modalidades sejam autossustentáveis e capazes de atrair investimentos e parcerias. Dentro de uma nova visão, o Departamento de Marketing do clube se permitiu voos ainda mais inovadores, como a criação da fan token $SCCP em parceria com a Socios.com, colocando o Corinthians no emergente mercado de criptoativos ao lado de grandes clubes internacionais, como Paris Saint-Germain, Barcelona, Manchester City e Juventus, e inaugurando uma nova era de relacionamento com os fãs. 

Sobre a Falconi

A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em Gente e Gestão com tecnologia. Fundada pelo professor Vicente Falconi, é atualmente a maior consultoria de gestão brasileira da América Latina. É reconhecida por sua capacidade de transformar organizações públicas e privadas. Possui um time de cerca de 700 consultores espalhados por mais de 30 países e já atuou em mais de 6 mil projetos ao longo de 40 anos de história. Para mais informações, siga @falconioficial nas redes sociais e visite nosso site: www.falconi.com.