Com a aproximação de datas aquecida, modelo de contratação permite a criação de um banco de talentos de profissionais promissores para a corporação
O dinâmico mercado de trabalho está superaquecido no Brasil. E dentro deste universo, com oportunidades para os mais diversos setores, estão as ofertas de vagas temporárias: modalidade comum do quarto trimestre, impactada diretamente pelos picos de vendas do varejo no fim de ano. Uma ótima oportunidade para profissionais e um desafio para empregadores que evitam o tornouver. Obstáculo que, com planejamento, pode ser transformado em boas oportunidades.
Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 645 mil vagas temporárias devem ser criadas no Brasil, com destaque para setores como varejo, turismo, eventos e e-commerce. Um aumento de 6% em comparação com o mesmo período de 2023.
“Essas oportunidades são uma ferramenta estratégica essencial para as empresas, especialmente em momentos de alta demanda, projetos específicos ou coberturas de ausências, por exemplo. Mais do que uma solução com prazo para se encerrar, essas vagas podem se tornar uma porta de entrada para contratações permanentes, beneficiando tanto os empregadores quanto os empregados”, destaca a diretora de Solução de Gente da Falconi, Ana Gusmão.
Sob a ótica empresarial, a contratação de funcionários temporários oferece flexibilidade operacional. Em períodos de picos, as empresas precisam aumentar sua força de trabalho rapidamente e poder contar com esses profissionais permite atender a essa demanda, com possíveis impactos positivos na eficiência e nos resultados a curto prazo.
“Um aspecto subestimado das vagas temporárias é a possibilidade de observar o desempenho dos funcionários em um ambiente de trabalho. Isso permite que os setores de recursos humanos (RH) avaliem a compatibilidade dos profissionais com a cultura da empresa e suas competências técnicas. Uma boa execução pode resultar em uma oferta de emprego permanente, transformando a vaga temporária em um caminho para a contratação efetiva”, destaca Ana.
Para maximizar os benefícios dessas oportunidades, é fundamental que as lideranças em RH mantenham um banco de perfis atualizado. “Ter acesso a uma gama de talentos prontos para serem contratados agiliza o processo de recrutamento e garante que as companhias possam responder rapidamente às suas necessidades. Vale ressaltar que esse banco de dados pode incluir não apenas informações básicas, mas também feedbacks de supervisores, avaliações de desempenho e habilidades específicas”, ensina a diretora da Falconi.
Além disso, para que a experiência na contratação de temporários seja a melhor possível, é fundamental, segundo Ana, que seja feita uma boa preparação com as lideranças e colaboradores dos setores que receberão os temporários, incluindo com o próprio time em que irão trabalhar. “A criação de um banco de perfis bem gerenciado pode ajudar na construção de relacionamentos de longo prazo. Mesmo que um temporário não seja contratado imediatamente, manter contato regular e atualizado com eles pode fazer a diferença quando surgir uma nova vaga, reforçando a marca empregadora da empresa”, conclui.