A maioria das companhias identifica a eficiência na operação diária como a principal motivação, segundo enquete
Tema relevante para diversas empresas, principalmente em períodos em que as lideranças começam a falar do planejamento para o próximo ano, a eficiência digital pode oferecer diversos benefícios para aqueles que investem no tema. Hoje, a pauta está no centro das estratégias das organizações que visam aprimorar suas operações diárias e se manterem à frente no mercado competitivo.
Em uma enquete realizada no LinkedIn da consultoria Falconi, foi identificado que 44% dos respondentes consideram a eficiência na operação diária como principal motivação para adotar práticas digitais. Este dado ressalta a crescente necessidade das empresas em otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade através da tecnologia. Outro dado, este da Meta em parceria com a Fundação Dom Cabral, apontou que 60% dos respondentes de uma pesquisa, feita com CEOs de grandes e médias empresas, entendem que o digital e a gestão da inovação é visão estratégica e futura do negócio.
O diretor de Dados e Inteligência Artificial da Falconi, Leandro Mineti, aponta que a migração dos processos empresariais para o ambiente online – incluindo a automação de tarefas manuais, digitalização de documentos e fluxos de trabalho, além da integração de sistemas e ferramentas – pode significar um salto qualitativo na agilidade e eficiência operacional.
“A eficiência digital é a chave para preencher as diversas lacunas operacionais que existem dentro das empresas, mantendo-as competitivas, relevantes e preparadas para atender às demandas em constante evolução dos clientes e do mercado,” afirma Mineti.
A enquete da consultoria destaca quatro vantagens principais da eficiência digital para as empresas:
- Operação ágil e eficiente: A automação de processos manuais, a digitalização de documentos e fluxos de trabalho e a integração de sistemas são fundamentais para uma operação mais eficiente, representando a principal motivação para 44% das empresas pesquisadas. Além disso, esse impacto da eficiência digital, além de reduzir desperdícios, libera recursos e tempo para que as equipes foquem em tarefas de maior valor agregado, impulsionando a produtividade.
- Inovação em produtos e serviços: Um quarto dos respondentes (26%) destacou a eficiência digital como chave para inovar em produtos e serviços, fortalecendo a competitividade e relevância no mercado.
- Melhoria na experiência do cliente: Para 16% das pessoas que participaram da enquete, melhorar o atendimento ao cliente através de soluções digitais, como plataformas de autoatendimento e chatbots, é o principal objetivo de investir em eficiência digital. Uma experiência positiva não só aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente, mas também impulsiona o crescimento dos negócios.
- Análise de dados profunda e significativa: A capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados em tempo real permite insights valiosos sobre comportamento do cliente, tendências de mercado e desempenho operacional, fundamentais para uma tomada de decisão mais estratégica. No entanto, apenas 14% dos respondentes consideraram esse tema como principal benefício.
O levantamento ainda sublinha a importância de adotar tecnologias digitais não apenas como meio de otimizar operações, mas como estratégia vital para sustentabilidade e crescimento.
A importância da análise de dados
Outro aspecto crítico destacado por Leandro Mineti é a análise de dados. Com processos digitalizados, as organizações têm a capacidade de desvendar uma quantidade sem precedentes de dados em tempo real. “A análise de dados não é apenas uma ferramenta para entender o presente; é uma janela para prever tendências e tomar decisões que definam o sucesso a longo prazo,” diz ele, que completa. “À medida que a digitalização continua a moldar o panorama empresarial, a Falconi se posiciona como uma aliada estratégica das empresas que buscam não só sobreviver, mas prosperar na era digital.”