set . 2023 .

Falconi publica Relatório de Sustentabilidade 2023

Falconi publica Relatório de Sustentabilidade 2023



A Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, lançou nesta semana os resultados do seu Relatório de Sustentabilidade 2023 | ano base 2022. O documento foi feito amparado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que estabelece padrões de qualidade para relatos de desempenho corporativo neste tema. Em pouco mais de cem páginas, o texto apresenta ao público as informações mais relevantes sobre a gestão, a atuação e o posicionamento da empresa, em especial as iniciativas e as ações referentes ao desenvolvimento sustentável. 

Acesse aqui o relatório e saiba mais sobre nossas iniciativas, compromissos e resultados

Para o CEO da Falconi, Alexandre Ribas, a busca por maior eficiência é um dos principais vetores das organizações para contribuir efetivamente com a sociedade. “Não há empresa sustentável sem eficiência. Para empresas se tornarem perenes em um mundo mais sustentável, são essenciais o uso eficiente e o consumo consciente dos recursos por elas utilizados. Ineficiência gera desperdício, e o desperdício não é barato. Cedo ou tarde, o planeta e a sociedade cobrarão essa conta”, alerta. 

O CEO da Falconi, Alexandre Ribas, destaca que a busca por maior eficiência é um dos principais vetores das organizações para contribuir efetivamente com a sociedade

O documento detalha a estrutura organizacional, as políticas e o código de conduta. Além disso, apresenta o Programa de Desenvolvimento Sustentável, a estratégia alinhada à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e o compromisso com o Pacto Global, também da ONU. Hoje, a Falconi prioriza quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Igualdade de Gênero, Redução de Desigualdades, Educação de Qualidade e Trabalho Decente/Crescimento Econômico.

Inventário calcula emissões de gases 

Com objetivo de tornar a agenda ambiental mais efetiva, em 2022 a Falconi lançou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que abrange todas as emissões diretas e as principais emissões indiretas. Já dentro da atuação social, a empresa apoia e incentiva diversos projetos relacionados aos ODS. “Diante dos desafios, a Falconi busca ser cada vez mais responsável e proativa na construção de um futuro alinhado aos princípios da sustentabilidade e melhor para todos”, comenta a sócia e gestora do Programa de Desenvolvimento Sustentável, Izabela Murici. 

Outro aspecto primordial para a Falconi é o cuidado com as pessoas, com um olhar atento sobre práticas de saúde e de bem-estar dos colaboradores e a criação de um ambiente mais inclusivo, acolhedor e plural, baseado em valores como respeito, tolerância, equidade e empatia. 

Milhares de pessoas impactadas 

Pelo segundo ano consecutivo, a Falconi realizou uma pesquisa entre seus projetos para mensurar a dimensão dos impactos positivos que nossos clientes alcançaram nas suas cadeias produtivas e na sociedade, em cada um dos pilares da Agenda ESG – sigla que na Falconi se tornou ESG&P com a inserção de um quarto pilar, a Prosperidade, para se referir aos resultados que geram valor e perenidade para a organização e stakeholders. A amostragem foi de cerca de 20% dos projetos.

As nossas operações e os projetos de atuação social ou realizados junto aos clientes refletem em impactos positivos para os nossos stakeholders e a sociedade como um todo.

Os resultados mostram 14,5 mil pessoas impactadas diretamente a partir de ações de melhorias em comunidades locais e de promoção da inclusão. Para Ribas, a pesquisa é essencial para construir jornadas mais sustentáveis: “Esse panorama nos dará um guia para que direcionemos ações para garantir que cada trabalho traga contribuições efetivas e mensuráveis em termos de ESG”, conclui. 

LinkedInTwitterFacebookWhatsAppEmailCopy Link