jan . 2025 .

Agentes de inteligência artificial promovem ganho financeiro significativo às empresas 

Programas que atuam de forma autônoma para realizar tarefas e atingir metas aumentam a eficiência operacional e reduzem os custos das organizações

Breno Barros, Leandro Mineti e Pedro Folim*

Agentes de inteligência artificial promovem ganho financeiro significativo às empresas 



As metas são a essência da gestão estratégica. Estabelecidas e desdobradas pelas lideranças, todo o time tem a sua cota de responsabilidade para alcançar os objetivos definidos. Mas alguns instrumentos além da capacidade humana podem, e muito, ajudar a atingir os alvos de toda a companhia. Os agentes de inteligência artificial (IA) estão aí para isso. Programas de software projetados para interagir com o ambiente, coletar dados e realizar tarefas de forma autônoma, os agentes de IA têm como finalidade perseguir as metas. Para isso, decidem de maneira independente quais ações devem tomar.  

A experiência nos projetos da Falconi demonstra que esses programas têm elevada capacidade de potencializar os ganhos das empresas. Em parcerias estratégicas com a Google, a consultoria atua para acelerar a adoção de agentes de IA em seus clientes. A sólida expertise com os principais frameworks de mercado para implementação de agentes de IA, como o Langchain, Langgraph e o Crew AI, garante eficiência e retorno na utilização dessas soluções em companhias dos mais diversos setores da economia.   

A automação proporcionada por agentes de IA promove reduções de custos em serviços como atendimento ao cliente. Ao automatizar negociações, analisar dados para avaliação de riscos e detectar fraudes em transações, as empresas aumentam a segurança, a eficácia das operações e conseguem alcançar níveis significativos de economia. Além disso, essas soluções otimizam a gestão de patrimônio e permitem uma consultoria personalizada, auxiliando gestores e investidores na tomada de decisões mais embasadas e rentáveis. 

No atendimento ao cliente, o core das empresas, os agentes de IA melhoram o suporte por meio de assistentes virtuais e chatbots, que reduzem o tempo de resposta e aumentam a satisfação dos consumidores. Esses sistemas são capazes de compreender e responder a dúvidas dos usuários ao realizar ações como fazer perguntas relevantes, buscar informações em bancos de dados ou documentos internos e fornecer soluções de forma automatizada.  

Caso as respostas obtidas do cliente não sejam suficientes para resolver o problema, o agente pode decidir encaminhar a questão para um atendente humano. Dessa forma, esses agentes podem atuar de maneira eficiente, combinando autonomia com a capacidade de integração em processos humanos. 

A eficiência se repente em processos internos. A gestão de estoque e a análise de dados também podem ser automatizadas com os agentes de IA. Em marketing, por exemplo, é possível otimizar campanhas com segmentações mais precisas e recomendações personalizadas. 

Essas aplicações resultam em aumento de eficiência operacional, redução de custos e suporte na tomada de decisões estratégicas, o que contribui diretamente para o crescimento e a rentabilidade das empresas. A seguir, acompanhe alguns dos desafios que podem ser superados com a utilização de agentes de IA.  

Automatização de tarefas repetitivas
Tecnologias avançadas podem automatizar atividades rotineiras, portanto, permitem que as equipes se concentrem em tarefas mais criativas e estratégicas. Isso favorece o aumento da produtividade e minimiza erros manuais. 

Análise de grandes volumes de dados
Com capacidades robustas de processamento e interpretação de grandes volumes de informações, essas soluções fornecem insights que apoiam a tomada de decisões de forma ágil e informada. 

Personalização do atendimento ao cliente
Empresas podem utilizar essas ferramentas para oferecer experiências personalizadas aos consumidores, o que garante respostas rápidas e recomendações adequadas. Isso contribui para a satisfação e a fidelidade do cliente. 

Otimização de processos operacionais
Ao identificar pontos de ineficiência e sugerir melhorias, essas tecnologias ajudam a tornar os processos mais ágeis e eficazes. 

Suporte na tomada de decisões
Ao disponibilizar análises preditivas e destacar tendências, essas soluções auxiliam os gestores a tomar decisões mais alinhadas com os objetivos da organização. 

*Por Breno Barros, CTO da Falconi, Leandro Mineti, diretor de Dados e Inteligência Artificial da Falconi, e Pedro Folim, head de tecnologia 

Também pode lhe interessar

Mais Vistos

triangulo branco triangulo preto