ago . 2023 .

Falconi ajuda segmento financeiro a aumentar eficiência da transformação digital

Projeto realizado junto a um dos maiores players do setor no país aumentou a produtividade das squads em mais de 20%

Falconi ajuda segmento financeiro a aumentar eficiência da transformação digital



A sociedade passa hoje por uma segunda onda da transformação digital, que representa uma evolução na integração das tecnologias emergentes e sua aplicação nos mais diversos setores da economia. Depois de uma adoção de forma indiscriminada, as empresas têm adotado um olhar de maior eficiência na adoção de estruturas ágeis para dar continuidade a transformação. Esse não é um movimento apenas do Brasil, mas sim algo percebido no mundo inteiro e motivado por um aumento do custo de capital das empresas e maior pressão por lucratividade. Além disso, houve um ganho de maturidade das companhias ao fazer investimentos significativos em tecnologia e inovação.

Desafios:

A Falconi foi procurada recentemente por um dos maiores players do setor financeiro do mercado brasileiro visando aumentar a eficiência de seus squads, estruturas voltadas principalmente à execução da transformação digital. Neste caso, a empresa contava com quase 750 colaboradores atuando nesse modelo ágil, distribuídos em mais de 70 squads. Apesar de necessária, a eficiência dessa estrutura era bastante questionada pelo cliente.

<< Leia mais: Uso de inteligência artificial e análise de dados para reduzir acidentes de trânsito >>

Solução:

Para endereçar a questão, a Falconi colocou em prática solução dividida em três níveis:

1. Inicialmente os especialistas da Falconi analisaram a conexão desses squads com a estratégia do negócio: o que eles estavam entregando e como esses resultados conversavam com a estratégia que já tinha sido desenhada. Os consultores, em um primeiro momento, identificaram a possibilidade de alcançar uma maior otimização, realinhando os objetivos dos squads com a estratégia e garantindo a alocação de esforços e recursos humanos e financeiros nas iniciativas mais importantes ao negócio.

2. Depois, foi otimizado o dimensionamento dos squads e sua composição, considerando a relação de papéis necessários à execução da natureza dos entregáveis previstos (ex.: relação entre desenvolvedores de software e testers, além de vários outras funções). Com boas práticas de referência em função da experiência, foi possível usar benchmarks de mercado que direcionaram a melhor estrutura para um squad entregar os resultados.

<< Veja também: Blockchain traz eficiência operacional, redução de custos e transparência >>

3. Com o squad bem dimensionado, chegou-se à análise da produtividade de cada squad. Nesse nível, foi avaliado o volume e o tipo de entrega realizado a cada ciclo, sendo identificadas oportunidades de evolução e incremento da geração de valor pelos times.

Resultados:

Em uma abordagem em três níveis — estratégia, dimensionamento e produtividade — chegou-se a ganhos superiores a 20% de eficiência dos squads e estruturas de escala.

<< Saiba ainda: Como Falconi ajudou fintech brasileira a reduzir a taxa de turnover em 72% >>

Conclusão:

No atual cenário é essencial que as companhias desenvolvam uma estratégia sólida de utilização das estruturas ágeis para alavancar os resultados dos negócios com eficiência. Se a sua organização enfrenta desafios semelhantes, entre em contato com a Falconi para saber como nós podemos ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

 

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas:

    Os dados acima solicitados serão utilizados para lhe contatar sobre produtos e serviços da Falconi e lhe fornecer uma experiência personalizada. Você pode deixar de receber nossas comunicações quando quiser. Para isso, confira o procedimento em nossa Política de Privacidade.

    Também pode te interessar

    Mais Vistos

    triangulo branco triangulo preto