Em 2017, guiados pelo nosso propósito e nossa crença de transformar a sociedade em que vivemos, iniciamos um rico debate interno sobre Diversidade e Inclusão. O movimento cresceu, ganhou força e se tornou, em 2018, um programa oficial, liderado pelo Comitê D&I (Diversidade e Inclusão), que garante visão sistêmica e forte governança às atividades, acionando equipes de voluntários e gerenciando temas da diversidade, que são trabalhados dentro de 5 Grupos de Afinidade que temos na Organização, são eles:
- CÓR (Ético-Racial);
- Sem Limites (Pessoas com Deficiência);
- Falconi 8.03 (Equidade de Gênero);
- B You (Comunidade LGBTI+);
- Talento Sem Fronteira (Formações e Experiências).
Cada Grupo de Afinidade tem atividades específicas de acordo com sua temática. Além disso, diversas ações são implementadas institucionalmente, divididas em Ações Estruturantes e Ações de Educação e Visibilidade.
Como ferramentas essenciais para a definição dessas ações, desde a criação do Programa D&I, todo ano é realizado um Censo e uma Pesquisa de Percepção. Os dados obtidos permitem avaliar a organização como um todo e em suas particularidades, perceber as oportunidades de melhorias e evolução e ajudar na tomada de decisões e estabelecimento de métricas e ações para os próximos passos. Ainda possuímos um longo caminho na busca por representatividade. Mas sabemos que, dentro dos preceitos da boa gestão, o primeiro passo é a identificação do problema.
Dessa forma, embasados com fatos e dados, ao longo dos últimos anos tivemos como ações estruturantes, por exemplo:
- Revisão de Benefícios para pais e mães;
- Definição de métricas e metas de D&I;
- Revisão dos processos de contratação com o foco no aumento da diversidade;
- Realização do processo seletivo de estágio específico para pessoas negras;
- Revisão de material de comunicação com o olhar D&I (representatividade em comunicações);
- Revisão do Programa de Compliance;
- Adoção aos pactos e compromissos relacionados ao tema, como: WEP (Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e REIS (PcD).
Como ação de educação e visibilidade, com o intuito de potencializar e garantir a inclusão na organização, foi realização da Jornada do Aliado, onde durante seis meses foram compartilhadas pílulas de conhecimento nas 5 temáticas de acordo com o interesse de cada aliado, com compartilhamento de materiais construídos pelos grupos e indicação de mídias externas (p.ex. livros, podcasts, filmes, etc), visando a conscientização e formação desses aliados como grandes apoiadores das causas prioritárias.
Para garantir que futuros colaboradores façam parte da mudança por uma organização cada vez mais diversa e inclusiva desde o início de sua jornada na Falconi, tudo que foi desenvolvido pelos grupos de afinidade desde o início do Programa de D&I está organizado e disponibilizado em repositório oficial com amplo acesso de todos aos materiais informativos e de capacitação produzidos.
Acreditamos que nosso maior ativo é GENTE. Cuidamos das pessoas, desenvolvemos, escutamos, respeitamos as diferenças e construímos um ambiente de confiança e realização. Acreditamos que talentos DIVERSOS tornam a nossa equipe capaz de gerar resultados excepcionais, aproximando-nos do propósito de construir uma sociedade melhor. Ainda não atingimos os patamares que gostaríamos, com representação mais fiel da composição da sociedade brasileira nos nossos quadros, mas caminhamos na direção certa, pois juntos somos mais fortes.
Para tanto, temos ações concretas em andamento para cada temática analisada e ao longo dos próximos meses, cada grupo de afinidade apresentará aqui para vocês, as principais iniciativas e próximos passos para garantir que alcançaremos nosso sonho grande.
Quer conhecer mais sobre o nosso compromisso com Diversidade & Inclusão? Acesse aqui a live sobre o tema que fizemos para os candidatos e candidatas do Programa Jovem Falconi.